segunda-feira, 6 de abril de 2015

Quem somos

O projeto Estampido foi criado por jovens estudantes (Matheus Mendes, Beatriz Magalhães e Paloma Barbosa) de Teresina, Piauí com o objetivo de proporcionar conforto e alegria a quem se encontra nos leitos hospitalares, asilos e orfanatos da cidade, precisando de solidariedade e carinho.

Procuramos projetos ou ações que trabalhassem na forma de amenizar o sofrimento de pessoas que se encontram em tratamento nas instituições públicas de saúde e assistência social em Teresina. Depois de uma procura, notamos que essa área de atuação era muito precária na cidade, sendo esta, com apenas ações de faculdade particular de saúde além de serem limitadas.

A ideia se tornou uma realidade partir do exemplo praticado pelo grupo TruPcando em Sonhos, desenvolvido por jovens estudantes residentes em Brasília e que consiste em desenvolver atividades lúdicas em instituições hospitalares e outras, sempre levando alegria e diversão. Iniciaram as atividades pelo hospital infantil Lucídio Portela. Ali, os jovens desenvolvem atividades utilizando fantoches, contando historias, realizando apresentação de teatro, pintura, desenho, brincadeiras, entre outras, além de distribuir lanches para crianças e acompanhantes.

O trabalho do Estampido se concentra em instituições públicas de saúde e assistência social da cidade de Teresina, desde CAIS, CRIAS, CAPS, APAE, Hospitais até Creches, asilos, escolas públicas, etc. Além de ser um projeto totalmente filantrópico, vivemos de ajudas de membro por membro e doações tanto para o projeto quanto para os locais que visitamos.
O que sempre afirmamos no nosso projeto é que: é muito fácil ser voluntário, é muito fácil se DIZER voluntário, o difícil, é você PERMANECER voluntário.

Além de hospitais, asilos, creches .. o Estampido vem crescendo e tendo assim, propostas de viagens a cidades vizinhas com o intuito de trabalharmos com crianças carentes da cidade e idosos que  precisam de um pouco de atenção, surgindo assim o Projeto Estampido sem fronteiras.

O projeto se mobiliza também para produzir a todo final de ano um evento na qual arrecadamos alimentos, brinquedos para doações, nos maiores casos, em instituições que não possuem muito auxilio. A Mostra Estampídica reuni bandas regionais que apoiam o projeto junto com artes cênicas, conhecimento mais amplo do projeto em tendas espalhadas pelo evento uma mistura de música, dança, arte como um todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário