quarta-feira, 22 de abril de 2015

Aviso: Resultado da seleção de novos voluntários 2015


Gostaríamos de informar aos candidatos, futuros novos voluntários do projeto Estampido que toda a equipe do projeto está se organizando, colhendo cada caso, estudando todo processo de dinamismo, comportamento, participação e disponibilidade de cada voluntário que participou das oficinas. Para já já da a resposta daqueles que foram selecionados conforme o perfil do projeto e desde já agradecemos a participação de todos. :)


Projeto Estampido - 5 anos #TáNaCaraAAlegria

domingo, 19 de abril de 2015

Confira como foi o segundo dia de oficinas 2015


Ontem foi o começo de uma preparação para nova jornada de futuros novos membros do projeto Estampido, e hoje, para completar está preparação aconteceu o segundo dia de oficinas de integração 2015 do projeto. O momento de se encontrar e saber se realmente é isso que o inscrito deseja participar.




Foi realizada uma reapresentação aos que não tinham comparecido na oficina anterior. Uma dinâmica para relaxar, soltar a preguiça e conhecer melhor os inscritos também foi realizada. Também foi mostrado em vídeo de uma de nossas inspirações (ou talvez a principal) da criação do projeto Estampido que é o Doutores da Alegria, onde o pessoal conheceu um pouco melhor outros grupos que tenham o mesmo objetivo do nosso. Outro vídeo mostrando as maquiagens relacionadas ao palhaço de como podem ser, após o vídeo veteranas do projeto Eris e Kamis apresentaram a maquiagem delas identificando diferenças,  dando ideias para um momento que estava chegando.




Dentro isso e mais um pouco, eis que chega o momento mais esperado, os membros iriam entrar na parte mais importantes (além das ações) que era descobrir sua nova identidade, a de palhaço. De caras lavadas se tornaram caras pintadas de alegria e amor para doar. Para encerrar uma apresentação de dança foi realizada para comemorar o encerramento de mais uma oficina de integração.



"Avaliamos que foi intenso e verdadeiro. Podemos dentro de nossa experiência como voluntário constatar que essa seleção será muito difícil. Pois os inscritos apresentaram características satisfatórias para o projeto. Me senti feliz e realizada. Que sejam bem vindos os novos voluntários." Coordenadora Liliane (Palhaça Lilik)


Fotos: Eris, Laila, Liliane

sábado, 18 de abril de 2015

Saiba tudo que rolou no primeiro dia de oficina de integração 2015


Hoje foi o primeira dia de oficinas de integração 2015, que é realizada para a preparação de novos membros para o projeto. As pessoas que se inscreveram e compareceram  a Casa da Cultura, tiveram a oportunidade de conhecer melhor o projeto teoricamente, como funciona. Havendo apresentações da coordenação, veteranos do projeto e futuros membros.





Dentre conversas e risos, o projeto apresentou assuntos como deve ser a postura de um estampídico (como é chamado um membro do projeto) antes e durante as ações, depoimentos de veteranos sobre bloqueios, medos durante uma atividade e suas conquistas junto ao projeto. Sempre informado a todos que "O projeto é feito de ações", caracterizando os deveres de um palhaço/voluntário.





Apresentando os compromissos que os membros devem ter com o projeto, auxiliando como devem ser feitas e tirando duvidas de quem estava presente. Além disso, um vídeo que foi apresentado mostrando melhor como funciona as ações. Um momento inesperado aos futuros estampídicos, todos para encerrar a oficina de integração de hoje iriam participar de um ação surpresa , na qual deveriam junto com o auxilio dos veteranos distribuir pão e suco aos moradores de rua das proximidades da Casa da Cultura, um certo teste para identificar como seria o empenho frente ao seu trabalho que é ajudar ao próximo. Tendo ótimos resultados e grandes descobertas na avaliação prática dos membros. 






Amanhã será o último dia de oficinas de integração desde semestre, onde a pessoa se identificará (ou pelo menos é o objetivo) e encontra sua identidade de palhaço, enfim, o que virá depois é segredo, :)
Projeto Estampido 5 anos - #TáNaCaraAAlegria.

Fotos: Joaquim Lucas Diamantina

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Reportagens sobre o projeto Estampido

PROGRAMA GIRA POESIA  #01

REPORTAGEM COM O PROJETO ESTAMPIDO NO ABRIGO SÃO LUCAS - TV ANTARES

REPORTAGEM NO PROGRAMA "CIDADE VIVA" DA TV CIDADE VERDE (FILIADA AO SBT)

OFICINA DE INTEGRAÇÃO DE 2013.1 - REPORTAGEM FEITA PELA TV ANTARES

VÍDEO EXTRA: PROJETO ESTAMPIDO

Inscrevam-se na nossa conta no youtube: clique aqui
Créditos: Youtube: Projeto Estampido , Youtube: DonaMenina Taty

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Estampido e seus seguidores

O Estampido é um projeto social que possui suas ações no Piauí, mais que tem reconhecimento dentro e fora do estado, prova disso apresentamos o Rodrigo Sandiniz que mora em Belo Horizonte, é seguidor e da apoio ao projeto. Rodrigo gosta de criar poesias. O Estampido em suas oficinas de integração, ações e etc, trabalhamos essa questão da poesia, música, dança, tudo que envolva a arte e que de alguma forma beneficie nosso projeto.

Com isso, nosso seguidor Rodrigo nos enviou uma poesia feita por ele que expressa toda essa ideia do quem venha a ser a poesia, uma reflexão para quem gosta e aprendizagem para quem não conhece. O Projeto Estampido apoia essas atitudes por sabermos que pessoas assim merecem todo o reconhecimento dentro desse mundo conturbado. Nós acreditamos no amor, acreditamos na poesia e em tudo que possa geral valor ao próximo.

Agradecemos de coração o carinho de todos que apoiam nosso projeto, em especial nesta publicação, agradecemos Rodrigo Sandiniz pelo apoio. Abaixo vejam a poesia:

A poesia para reflexão

Dizem que poesia não ganha pão
Mais de pão não se vive somente
Se vive de coração e pão
Poesia é forma de vida
Viver de poesia pode te levar

Pra debaixo da ponte
Mais viver debaixo da ponte
Com poesia é uma forma de vida
Mesmo vivida debaixo da ponte
Com poesia é vida

Pois poesia não é local nem ato
Nem coisa nem trabalho
É amor, é vida.

Por: Rodrigo Sandiniz (@rodrigosandiniz)

Fale conosco


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Projeto Estampido ganha premiação de melhor projeto social do Piauí

O projeto Estampido venceu no ano de 2014 o prêmio Anu idealizado pela Central Única Das Favelas - CUFA na qual tem o objetivo de destacar ações desenvolvidas dentro de favelas de todos os estados do Brasil que contribua para o desenvolvimento humano e social dentro desses espaços.  O projeto Estampido venceu como melhor projeto social do Piauí.

Estamos indo agora para a próxima etapa: Melhor projeto social do Brasil, na qual ainda não está acontecendo. A próxima etapa será realizada uma votação aberta que iremos divulgar em nossas redes.




Quem somos

O projeto Estampido foi criado por jovens estudantes (Matheus Mendes, Beatriz Magalhães e Paloma Barbosa) de Teresina, Piauí com o objetivo de proporcionar conforto e alegria a quem se encontra nos leitos hospitalares, asilos e orfanatos da cidade, precisando de solidariedade e carinho.

Procuramos projetos ou ações que trabalhassem na forma de amenizar o sofrimento de pessoas que se encontram em tratamento nas instituições públicas de saúde e assistência social em Teresina. Depois de uma procura, notamos que essa área de atuação era muito precária na cidade, sendo esta, com apenas ações de faculdade particular de saúde além de serem limitadas.

A ideia se tornou uma realidade partir do exemplo praticado pelo grupo TruPcando em Sonhos, desenvolvido por jovens estudantes residentes em Brasília e que consiste em desenvolver atividades lúdicas em instituições hospitalares e outras, sempre levando alegria e diversão. Iniciaram as atividades pelo hospital infantil Lucídio Portela. Ali, os jovens desenvolvem atividades utilizando fantoches, contando historias, realizando apresentação de teatro, pintura, desenho, brincadeiras, entre outras, além de distribuir lanches para crianças e acompanhantes.

O trabalho do Estampido se concentra em instituições públicas de saúde e assistência social da cidade de Teresina, desde CAIS, CRIAS, CAPS, APAE, Hospitais até Creches, asilos, escolas públicas, etc. Além de ser um projeto totalmente filantrópico, vivemos de ajudas de membro por membro e doações tanto para o projeto quanto para os locais que visitamos.
O que sempre afirmamos no nosso projeto é que: é muito fácil ser voluntário, é muito fácil se DIZER voluntário, o difícil, é você PERMANECER voluntário.

Além de hospitais, asilos, creches .. o Estampido vem crescendo e tendo assim, propostas de viagens a cidades vizinhas com o intuito de trabalharmos com crianças carentes da cidade e idosos que  precisam de um pouco de atenção, surgindo assim o Projeto Estampido sem fronteiras.

O projeto se mobiliza também para produzir a todo final de ano um evento na qual arrecadamos alimentos, brinquedos para doações, nos maiores casos, em instituições que não possuem muito auxilio. A Mostra Estampídica reuni bandas regionais que apoiam o projeto junto com artes cênicas, conhecimento mais amplo do projeto em tendas espalhadas pelo evento uma mistura de música, dança, arte como um todo.


Oficinas de integração: Abril/2014




Mais imagens, visite o nosso facebook: clique aqui

Fotos: Membros projeto Estampido

Blog está se atualizando

O blog do Projeto Estampido está se atualizando. Alguns materiais ainda não são encontradas aqui (como Mostra Estampídica, ações, histórico), a comunicação do Projeto Estampido está organizado as informações para facilitar o reconhecimento do projeto junto a vocês.
Por enquanto, podem conhecer mais o projeto através de nosso facebook onde se encontra todos os arquivos do projeto.
Facebook: /Estampidoo

O blog estará atualizando momentos recentes do projeto em diante, arquivos antigos você pode encontrar no nosso facebook.
Projeto Estampido 5 anos: #TáNaCaraAAlegria

Projeto Estampido em ação!










Mais imagens, visite nosso facebook: clique aqui

Fotos: Membros do projeto estampido

Oficinas de integração: Abril/2013














Mais imagens, visite nosso facebook: FB/ESTAMPIDOO

Fotos: Projeto Lente Eficiente (Raissa Morais)

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Oficinas de Integração 2015: Inscrições encerradas

Ontem foi o último dia de inscrições para entrada de novos voluntários no Projeto Estampido. Todos que se inscreveram e receberam o e-mail de confirmação preparem-se para momentos únicos e lindos na vida de vocês, nos encontraremos nos dias 18 e 19 de abril. Será o momento onde todos os futuros membros irão descobrir sua identidade de palhaço e ver se realmente é isso que você deseja participar.

Então é isso, mais informações enviem para um de nossos contatos que está no menu 
ou para nosso e-mail: projetoestampido@gmail.com .

Projeto Estampido 5 anos: #TáNaCaraAAlegria